Naturologia
Naturologia é um conjunto de terapias naturais, provenientes de diversas fontes e períodos, as quais têm sido estudadas e empregadas amplamente no mundo todo como terapias complementares, visando estabelecer o equilíbrio e a saúde das pessoas atuando por meios sutis, trabalhando com recursos naturais que muitas vezes são negligenciados pelos sistemas alopáticos de medicina.
As práticas naturais utilizadas como ferramentas terapêuticas são:
Florais de Bach: Os Florais atuam sutilmente em nossas emoções. São indicados para transformar nossas emoções ou pensamentos negativos (medo, depressão, traumas) que bloqueiam o fluir da vida em atitudes, em pensamentos e emoções positivas. Os florais são um caminho para a auto-percepção e o autoconhecimento.
Fitoterapia: Utilização das plantas medicinais como recurso terapêutico. Pode ser utilizada internamente como chás, tinturas, xaropes, ou externamente em forma de compressas, banhos, inalações ou massagens.
Hidroterapia: Utilização da água como recurso terapêutico em forma de compressas, pachos e banhos.
Irisdiagnose: A Irisdiagnose, ciência fundamentada na observação, descrição e comprovação de fatos demonstrados através do exame iridológico, nos dá uma idéia da constituição do indivíduo, suas debilidades hereditárias e as transformações que estão se processando tanto no nível físico quanto psíquico, através das mudanças ocorridas nas fibras da íris (BATELLO, 1999).
Auriculoterapia: É a técnica de estimular pontos reflexos presentes no pavilhão auricular. Funciona através da aplicação de um estimulo que acelera uma série de reações reflexas que age sobre todos os órgãos, membros e suas funções, equilibrando e harmonizando o organismo.
Aromaterapia: Uso de substâncias aromáticas naturais e puras, denominadas óleos essenciais. Possuem propriedades que atuam no equilíbrio físico, emocional e mental.
Cromoterapia: Terapia que atua em desequilíbrios do estado físico, emocional e mental utilizando freqüências de luz (utilização de cores) irradiadas sobre pontos ou regiões específicas na pele.
Reflexoterapia: Terapia que se baseia na estimulação dos pontos reflexos localizados nas mãos e nos pés, que correspondem ao organismo como um todo.
Trofoterapia: Utiliza orientação alimentar através das propriedades nutracêuticas (nutritivas e terapêuticas) dos alimentos funcionais como forma de prevenção e/ou tratamento.
A Naturologia trabalha de forma complementar como uma ferramenta que auxilia o indivíduo no seu processo de equilíbrio. A naturologia não substitui nenhum tratamento médico.
COMO SÃO FEITOS OS ATENDIMENTOS
No primeiro encontro é feito uma avaliação do paciente, bastante completa, na qual se é levado em consideração: dados pessoais, estado físico e emocional, hábitos de vida, histórico de doenças, dentre outras considerações. Neste primeiro encontro, para obter mais informações sobre o funcionamento do organismo da pessoa é feito o registro da imagem da íris. O tratamento naturológico é então elaborado a partir deste primeiro encontro. No retorno, depois de identificado e priorizado as queixas do paciente, é definido como será o tratamento e as práticas naturais que serão utilizadas para focar o objetivo terapêutico. As consultas são realizadas em aproximadamente 1h e 30min.